Oficina: Fotografia e registro de uma vila histórica – Fotos de Paranapiacaba

“Fotografia e registro de uma vila histórica” foi o tema da oficina de fotografia que participei nos dias 27 e 28 de novembro de 2010 orientada pelo artista e fotógrafo Christian Piana (graduado em Artes Visuais e Fotografia pelo Instituto Europeo di Design, de Roma). Esse programa fez parte do 1º Encontro de Cinema de Paranapiacaba que contou, além desse workshop, com oficina de direção e oficina de atuação.

O objetivo foi registrar e documentar com fotografias, a paisagem, a arquitetura e o cotidiano das pessoas que vivem e visitam essa vila histórica.

Fundada pelos ingleses no final do século XIX à partir da ferrovia que liga o porto de Santos e o centro da cidade de São Paulo, teve uma enorme influência para desenvolvimento econômico não só da capital mas sim de todo o país.  Sua linha ferroviária transportava todo o café produzido em São Paulo até o porto de Santos. A vila foi construída para abrigar os funcionários que trabalhavam na ferrovia.

Hoje, o turísmo é responsável por grande parte da movimentação econômica da vila, que com a atual administração, vem a cada ano investindo mais e promovendo eventos atrair os visitantes.

A quem visitar a vila, terá uma grande variedade de opções,  gastronomia, artesanato, turismo ecológico, esportes de aventura e turísmo museológico. Se percebemos, a vila inteira é um grande museu. Sua arquitetura conservada e restaurada nos remete à uma vila inglesa do século XIX. Seu entorno é composto de muitas trilhas que, acompanhadas de guias cadastrados, pode-se chegar à belíssimas cachoeiras e nascentes de água pura.

Paranapiacaba está localizada em meio a Mata Atlântica, mais precisamente no topo da Serra do Mar, entre a cidade de Santos, Cubatão, Mogi das Cruzes e Rio Grande da Serra e é administrada pela prefeitura da cidade de Santo André.

Clique na imagem e visite o álbum com as fotos.

Fotos por Rodrigo Dias e Patricia Faleiros.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s